Quem sou eu

Minha foto
Companheiras e companheiros fazendários, Apresentamos para conhecimento e apreciação da categoria fazendária a Chapa 1 que concorre às eleições sindicais para o mandato 2012/2015. A Chapa 1 representa a atual Diretoria, renovada pela integração de novos companheiros, na perspectiva de manter-se íntegro o ideal de construção de uma Administração Tributária de vanguarda, pujante e eficiente, preparada para os nobres e inderrogáveis desafios de arrecadar, gerir e distribuir os recursos necessários ao desenvolvimento do Estado do Ceará visando a justiça fiscal e a redistribuição da renda. Para este propósito, temos o mais precioso dos instrumentos, uma categoria aguerrida, coesa, de elevado espírito público, tecnicamente preparada e consciente do seu mister institucional. Afinal, além de conquistar o piso do PDF para ativos e aposentados, o fortalecimento da luta através da união SINTAF/AAFEC e a reestruturação do PCC com efetivação das competências funcionais, foi a negociação, o diálogo e essa diretoria que obteve do governador do Estado o compromisso em tornar realidade a lei orgânica do fisco cearense.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

DECLARAÇÃO PROATIVA DE RECONHECIMENTO de Gláucia Lima*, ex-dirigente do SINTAF


Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma flor do nosso jardim e não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem; pisam nas flores, matam o nosso cão e não dizemos nada. Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer mais nada. 
Vladimir Maiakovski, evocado pela realidade
Há momentos na vida em que é preciso parar um pouco simplesmente porque somos convocados para exercitar algo inerente à nossa espécie: pensar. Isso acontece quando temos diante de nós um fato do qual somos protagonistas diretos ou apenas coadjuvantes. Neste momento, os fazendários estamos prestes a exercer o extraordinário direito constitucional da cidadania: há uma eleição e duas chapas estão postas. Precisamos votar. Aí, entra em cena a reflexão, o raciocínio: em quem votar. Se há duas chapas, há duas propostas. Então, nossa decisão deverá ser tomada a partir da qualidade das propostas. Aí, entra em cena a questão básica: a história dos candidatos, suas lutas (se tiveram ao longo da vida), e, essencialmente, o compromisso.
Compromisso com a ética, compromisso com as lutas, com o coletivo, com a dignidade humana, enfim, compromisso com a categoria. Simples de ver, simples de analisar. Isso se traduz nas atitudes, nas ideias, nos relacionamentos, no respeito ao outro. Para citar apenas três nomes, ficamos com Paulo Rossano, Liduíno Brito e José Otacílio. Três belas histórias de humanismo, compromisso com a categoria fazendária, respeito ao próximo e principalmente de ÉTICA, DIPLOMACIA e DIGNIDADE.
Estes, sem falar nos demais companheiros que fazem a CHAPA 1, são exatamente aqueles homens dignos aos quais o grande poeta alemão Bertolt Brecht se refere dizendo: “Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons. Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons. Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda. Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.” Isso mesmo. Paulo Rossano, Liduíno Brito e Otacílio são imprescindíveis. Por isso mesmo estão na CHAPA 1.
Mas nem só de ética e dignidade vivem os seres humanos. Há também aqueles cujo prazer na concorrência é argumentar com a difamação, a injúria, a calúnia o descrédito dos que lhes são oponentes. Por essa razão não é demais lembrar o mesmo Brecht e advertir como o grande poeta fazia, afirmando “Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso.” Nem é preciso falar mais...
Mas, registremos. A caminhada até aqui não foi retinha. Muitos meandros foram superados. Pavimentados com o esforço, o trabalho árduo, o suor e a determinação de uma equipe incansável - com esses imprescindíveis à frente - que se dedica a fazer da Administração Tributária uma atividade cada vez mais estruturada e autônoma. A sabedoria e capacidade em usar o diálogo ou o embate, quando um ou outro se mostram necessários é o que garantiu as conquistas hoje convertidas em benefícios para os fazendários, indistintamente. Entre o novo PCC, o estabelecimento do piso do PDF e a implementação de atividades culturais, educativas e desportivas regulares, além da melhoria de condições para aposentados e sua equiparação com os ativos, nosso horizonte aponta para um momento histórico. Em breve, a tão esperada Lei Orgânica da Administração Tributária entrará em processo de negociação, graças à união entre os representantes da CHAPA 1 e cada um dos colegas fazendários que, em última análise, são a razão de ser do Sintaf.
Em síntese, este momento é mesmo de reflexão. A eleição está aí. A CHAPA 1 representa, portanto, a legitimidade, a lealdade aos princípios fazendários, o compromisso com a verdade, com a ética e, acima de tudo, o compromisso com toda a categoria fazendária em sua integralidade constituída por ativos e aposentados – homens e mulheres num só corpo - coeso, AGREGADO E FORTALECIDO EM SUA ESSÊNCIA E EM SUA HISTÓRIA.
Que Deus ilumine a todos e a todas para uma decisão sensata.
Para mais detalhes siga este link: Ser ¡Voz! http://glaucialimavoz.blogspot.com.br/
*Gláucia Lima foi dirigente atuante do SINTAF por duas gestões - 2000/2003 e 2003/2006.

Um comentário:

  1. Companheir@s, o texto ñ diz, mas fui dirigente do SINTAF por duas gestões seguidas - 2000/2003 e 2003/2006- estive atuando na luta sindical com valorosos e valorosas companheiros e companheiras que hoje disputam neste Combativo, Forte e Respeitado Sindicato e "quando fazemos uma escolha, qualquer escolha, estamos dizendo SIM para um lado, e NÃO para o outro. algum sofrimento sempre vai haver." A decisão, repito, há de ser SENSATA. ñ há a perfeição em ambas, assim como em nenhum SER. há sim, muito a ser conquistado e melhorado, a fora isso, o fiel da balança quem dirá é a CATEGORIA. Apoio sim, a chapa 1
    Porque:
    onde tem Cultura, apoio!
    onde tem Ética e Transparência, apoio!
    onde tem Luta, apoio!
    onde tem Amor, apoio! porque onde tem Sonho, acredito!

    ResponderExcluir